No extremo sul de Porto Seguro estão as praias mais isoladas, que oferecem privacidade quase total. É a natureza em estado puro, escrevendo convites que superam a imaginação. Com seus areais salpicados de românticas conchas, búzios e corais, as praias de Caraíva servem de cenário para as promessas fugazes dos apaixonados.
Um dos principais atrativos de Caraíva, sem dúvida, é o rio que deu nome à Vila. A sua descida, que permite ter uma visão privilegiada das fachadas dos bares e restaurantes situados na sua margem direita, também pode servir de pretexto para uma divertida brincadeira, o Boia-Cross.
Localizada no famoso Parque Nacional do Monte Pascoal, a aldeia de Barra Velha pode ser alcançada de três formas, todas elas capazes de proporcionar interessantes experiências ao visitante: você pode ir a pé, numa leve caminhada de seis quilômetros pela praia de Caraíva; de buggy, aventurando-se por uma belíssima trilha, ou curtindo o trote cadenciado de um cavalo.
Esta praia pode ser considerada o "point" diurno de Caraíva, pois é a que oferece melhor infraestrutura de comidas e bebidas. A nota curiosa, é que sendo ela a mais próxima da aldeia de Barra Velha, dos índios Pataxó, você pode conhecer e comprar o artesanato de sementes e outros materiais típicos comercializados pelos índios.
Embora a tranquilidade seja a principal característica de Caraíva, ela tem, sim, vida noturna. O clima bucólico, reforçado pela ausência de iluminação pública (proposital), não combina muito com grandes baladas, por isso o tom é dado pelas casas noturnas dedicadas ao tradicional Forró Pé de Serra, cuja fama já rompeu as fronteiras da pequena Vila.
Como reza a história, o Monte Pascoal teria sido primeiro local avistado pela frota portuguesa em Abril de 1500, quando o marinheiro de plantão gritou do alto do cesto de observação: ?terra à vista!? Entretanto, o parque só foi criado bem mais tarde, em 1961, e sua denominação passou a ser Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal apenas em abril de 2000.